Volta às aulas: alunos retornam com educação de Barra do Garças aprovada por 96% dos pais
Escolas municipais iniciam o ano letivo na próxima segunda-feira (2/2)Autor: Secom-BG
Data: 28 de Janeiro de 2026
Autor: Secom-BG
A rede pública municipal de ensino de Barra do Garças retornará às atividades nesta segunda-feira (2/2), com o início do ano letivo 2026. As aulas voltam em meio a aprovação positiva da educação do município por parte da comunidade, com 96% dos pais e responsáveis mostrando satisfação com o ensino.
O retorno às aulas no dia 2 de fevereiro ocorre em todos os Centros Municipais de Educação Básica (CMEB) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), exceto no CMEB João Gomes de Castro, antiga escola Dom José Selva. A unidade foi totalmente reconstruída e, em razão de ajustes finais na estrutura física, iniciará as aulas no dia 9 de fevereiro.
Segundo o secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Eliciomar Braz, a expectativa é por um ano de grandes conquistas, em que Barra do Garças seguirá sendo reconhecida pela qualidade do ensino municipal.
“Nos últimos anos, a educação avançou consideravelmente, registrando índices históricos. Estamos entre as melhores educações do estado, alfabetizando as crianças na idade certa e batendo todas as metas projetadas”, destacou.
Em 2024, o município superou os 68% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, antecipando a meta de 2025 e se aproximando dos 70% projetados para 2026. O município aguarda com expectativa o resultado do Avalia-MT 2025. “Estamos confiantes em chegarmos aos 70% ou até mesmo ultrapassarmos essa marca.”
Outro índice que revela a qualidade da educação é a satisfação dos pais e responsáveis que registrou 96% no final do ano passado, em uma pesquisa interna realizada no ato da pré-matrícula dos alunos no portal online oficial Omega Educacional.
“Estamos fazendo investimentos estratégicos em estrutura física, no corpo pedagógico e trabalhando na qualificação dos nossos profissionais. Isso reflete na qualidade do ensino. O nosso trabalho é para que todas as escolas do município, inclusive as mais distantes do centro, ofereçam igualmente uma educação de excelência aos alunos”, afirmou o secretário.