Registro de nascimento e CPF já foram emitidos para mais de 200 recém-nascidos no Hospital Municipal de Barra do Garças

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Cartório da Barra, agiliza a documentação e facilita a vida das famílias

Publicado em 29/04/2026


Autor: Thaynara Fernandes | Secom-BG


Data: 29 de Abril de 2026

Autor: Thaynara Fernandes | Secom-BG


A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Cartório da Barra, do Registro Civil de Pessoas Naturais, segue ampliando o acesso à cidadania desde os primeiros dias de vida. Desde o início dos atendimentos no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, mais de 200 recém-nascidos já foram registrados diretamente na unidade, com emissão da certidão de nascimento e do CPF.

Com o serviço disponível dentro do hospital, os bebês nascidos na unidade já saem com a documentação básica garantida, trazendo mais comodidade, agilidade e segurança para as famílias. A iniciativa evita deslocamentos após a alta hospitalar e assegura o acesso imediato a direitos fundamentais.

Ana Beatriz, moradora de Aragarças, que registrou a filha Álice Gabrielly no hospital, elogiou o serviço. “Achei a iniciativa muito boa. Facilita demais a vida das mães, principalmente nesse momento em que a gente está mais sensível e cansada. Poder sair do hospital com a certidão e o CPF da minha filha já prontos é um alívio enorme”, disse.

A ação também tem impacto direto no registro de crianças indígenas, que muitas vezes demoravam anos para ter seus documentos.  

Além do registro de nascidos vivos, a nova estrutura também funciona como plantão de óbitos, atendendo às demandas do hospital e da região. O serviço segue disponível no cartório em horário normal, e a sala no hospital opera das 9h às 17h, ampliando as opções de atendimento à população.