Prefeitura de Barra do Garças realiza segunda etapa do mutirão de atualização do Cartão SUS
Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde visa simplificar e unificar o atendimento na rede pública, alinhada à nova diretriz do Ministério da Saúde; toda a população deve realizar a atualização cadastralAutor: Secom - BG
Data: 18 de Outubro de 2025
Autor: Secom - BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um mutirão de atualização cadastral do Cartão SUS. A ação, que ocorre entre os dias 13 e 23 de outubro, também busca adequar os dados dos cidadãos à nova diretriz do Ministério da Saúde, que instituiu o CPF como identificador único no Sistema Único de Saúde (SUS).
A próxima fase acontece de 19 a 23 de outubro na UBS do Jardim Nova Barra II, localizada na rua Tapajós. Os atendimentos acontecerão todos os dias das 7h às 17h, inclusive no domingo, sem intervalo para almoço, facilitando o acesso da população. Para realizar a atualização cadastral, basta levar o CPF, um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço.
A mudança implementada pelo Ministério da Saúde, com a emissão do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) usando o CPF, visa tornar o atendimento na rede pública mais simples e seguro para o cidadão. Essa medida fortalece a transformação digital e a qualidade das informações utilizadas na gestão pública, garantindo um histórico de saúde unificado e eliminando duplicidades.
Para o cidadão, o novo Cartão SUS será emitido com nome e CPF no CadSUS Web e estará disponível no aplicativo Meu SUS Digital a partir de outubro de 2025. É importante ressaltar que ninguém deixará de ser atendido no SUS por não possuir CPF, sendo garantido o atendimento de emergência e a possibilidade de cadastro para populações específicas sem o documento, desde que justificado no sistema. Profissionais de saúde e gestores também se beneficiam da unificação, que promove maior agilidade, continuidade do cuidado e higienização da base de dados.