Prefeitura de Barra do Garças promove 1ª Conferência Municipal das Cidades nesta sexta (18)

O evento acontecerá a partir das 8h, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, e contará com uma ampla programação

Publicado em 16/07/2025

Atualizado em 03/10/2025


Autor: Layra Santana | Secom-BG


Data: 16 de Julho de 2025

Autor: Layra Santana | Secom-BG


A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, convida a população local para participar da 1ª Conferência Municipal das Cidades. O evento acontecerá nesta sexta-feira (18), a partir das 8h, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias. 

O evento contará com uma ampla programação ao longo do dia, com uma série de palestras sobre Plano Diretor, regularização fundiária, saneamento básico, sustentabilidade ambiental, emergências climáticas e mais. 

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, o objetivo da conferência é promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre as políticas de desenvolvimento urbano, habitação, saneamento, mobilidade e planejamento territorial, de acordo com as diretrizes do Ministério das Cidades e com foco na construção de propostas para a etapa estadual da Conferência das Cidades. 

É de suma importância a presença da população para o fortalecimento das ações intersetoriais e para a consolidação de um planejamento urbano participativo e democrático em nosso município. 

Confira o cronograma: 

- Das 8h às 8h30: Abertura Solene da Conferência 

- Das 8h35 às 9h25: Palestra com Greyce Rezende, professora de Engenharia Civil da UFMT/Araguaia 

Tema: “O Plano Diretor como instrumento essencial para a construção de cidades sustentáveis e inclusivas” 

- Das 9h30 às 10h20: Palestra com Gustavo Cardinal, advogado imobiliarista e ex coordenador de Regularização Fundiária da Prefeitura de Barra do Garças 

Tema: “Desafios e soluções na Regularização Fundiária: Promovendo a dignidade e o acesso à cidade” 

- Das 10h50 às 11h30: Palestra com Águas de Barra: 

Tema: “Saneamento básico como direito e vetor de desenvolvimento sustentável nas cidades” 

- Das 13h às 18h: Discussão de propostas a serem apresentadas dentro dos grupos temáticos e eleição dos delegados para a etapa estadual