Equidade na educação: Barra do Garças mantém ensino de qualidade nas escolas municipais
Resultados do Avalia-MT mostram que o município apresenta ensino nivelado, com excelente educação chegando em todo o territórioAutor: Secom-BG
Data: 23 de Dezembro de 2025
Autor: Secom-BG
Os resultados do Avalia-MT em quatro anos de aplicação não deixam dúvida de que Barra do Garças apresenta uma evolução gradual na qualidade do ensino na rede pública. O município é referência em equidade na educação, que significa ofertar ensino igualmente de qualidade nas escolas municipais.
Em 2024, o município superou os 68% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, antecipando a meta de 2025 e se aproximando dos 70% projetados para 2026.
Neste mesmo ano, Barra alcançou 5,2 no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA), indicador gerado pelo resultado das provas do Avalia-MT. O avanço foi gradual ao longo dos quatro anos de avaliação, registrando 2,4 em 2021, 3,7 em 2022 e 4,8 em 2023.
Entre as categorias de avaliação do Avalia-MT, um dos destaques de Barra do Garças é quanto a equidade. Os resultados sugerem que todas as regiões do município recebem igualmente ensino de qualidade, mesmo em meio ao desafio de atender cerca de 8 mil alunos pela rede pública municipal.
“No passado, nós tínhamos escolas que eram referência e algumas escolas registrando baixo desempenho. Ou seja, a balança não era equilibrada. Nos últimos anos, com muito trabalho da atual gestão, isso mudou. Temos conseguido garantir a equidade entre as escolas, com ensino de excelência chegando para todos os alunos”, explica a coordenadora municipal do Avalia-MT, Ana Karolyna Sena Santos Silva.
O Avalia-MT é o sistema de avaliações do Programa Alfabetiza-MT, que ajuda a monitorar a qualidade de ensino nas escolas municipais de Mato Grosso.
Em 2021, primeiro ano da aplicação das avaliações, duas escolas de Barra do Garças ficaram entre as 100 unidades com os resultados mais baixos do estado. As escolas com baixo rendimento são apoiadas com ajuda financeira e pedagógica para melhorarem seus índices.
Investimentos na estrutura física, no pessoal e mudanças estratégicas no sistema de ensino do município transformaram esse cenário. Desde 2022, Barra do Garças não registra nenhuma escola apoiada e todos os anos o município é premiado com escolas entre as 100 mais bem avaliadas do estado.
“Esse foi um trabalho da nossa equipe de gestores, que fizeram as devidas intervenções para que a educação funcionasse com eficiência. Além disso, nos últimos anos, temos nos esforçado para valorizar os profissionais de ensino, com remuneração adequada, qualificação e condições excelentes no ambiente de trabalho”, destaca o prefeito de Barra do Garças dr. Adilson Gonçalves.
“As obras na educação também foram fundamentais nesse processo. Reformamos escolas, reconstruímos outras e estamos construindo mais unidades para que não falte vagas escolares e ambiente adequado para a nossa comunidade aprender”, finalizou o prefeito.