Em ação conjunta com Prefeitura, Conselho Tutelar alerta foliões contra exploração infantil no Carnaval de Barra do Garças

O município adere à campanha nacional que busca conscientizar a população a reconhecer e denunciar casos de violação de direitos, durante as festas

Publicado em 09/02/2024


Autor: Kayc Alves | Secom-BG


Data: 09 de Fevereiro de 2024

Autor: Kayc Alves | Secom-BG


A Prefeitura de Barra do Garças e o Conselho Tutelar embarcaram no “Bloco da Proteção” e estão apoiando a Campanha Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente no Carnaval 2024. O objetivo do projeto é alertar a população sobre os riscos de violações dos diretos dos pequenos durante os festejos do Carnaval, e a importância da denúncia de casos como exploração sexual e trabalho infantil.

Realizada pelas Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, neste ano, a campanha traz o tema: “Pule, Brinque e Cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”.

Ela chama a atenção para a responsabilidade que todos os adultos têm sobre a dignidade e integridade da infância. Nesse sentido, incentiva que as pessoas fiquem vigilantes e denunciem a ocorrência de violência sexual, trabalho infantil e outras situações de violação dos diretos dos jovens.

Ao presenciar violação de direitos, o cidadão pode denunciar no canal do Disque 100. Mas existem outras possibilidades como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, delegacias especializadas, Conselho Tutelar e, em casos de crimes na internet, o site new.safernet.org,br/denuncie.

A campanha é apoiada por órgãos e entidades de todo o Brasil. Em Barra do Garças, se integra aos trabalhos do Araguaia Folia, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial, Secretaria de Turismo de Barra do Garças, Rotaract, CMDCA e Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes de Barra do Garças.

Para mais informações e para obter acesso ao material de divulgação da campanha, acesse o site Faça Bonito.