Educação que inspira: escolas de Barra do Garças apoiam municípios vizinhos

Publicado em 26/12/2025

Atualizado em 26/12/2025


Autor: Secom-BG


Data: 26 de Dezembro de 2025

Autor: Secom-BG


Em 2021, a Prefeitura Municipal de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a sua participação no programa Alfabetiza MT, do Governo do Estado. O programa avalia se as crianças estão lendo e escrevendo até o final do 2º ano do ensino fundamental, quando têm por volta de 7 anos de idade.

Naquele período, ainda marcado pelos reflexos da pandemia, a educação de Barra do Garças enfrentava dificuldades, o que levou duas escolas do município a figurarem entre as 100 com os menores IDEM-ALFA Educacionais, necessitando receber apoio de outras unidades para melhorar a qualidade do ensino. Os centros de ensino foram os CMEB’s João Alves e Sebastião Teixeira. Ainda assim, mesmo diante dos impactos da pandemia, o município teve uma escola premiada entre as 100 com os melhores IDEM-ALFA Educacionais: o CMEB Francisco Antônio Marcucci.

Desde então, o cenário se transformou. O município evoluiu tanto que hoje é quem apoia outras redes, compartilhando estratégias que deram resultado e inspirando melhorias. A Educação de Barra do Garças vem se fortalecendo continuamente, e os números comprovam o quanto os investimentos foram essenciais para garantir um ensino de qualidade.

Em 2022, Barra do Garças deixou de ter escolas apoiadas e passou a ter escolas apoiadoras. Desde o início do programa, o município segue acumulando conquistas. Já foram quatro escolas premiadas, com destaque para o recorde registrado em 2023, quando três unidades foram reconhecidas: os CMEB’s Francisco Antônio Marcucci, Federico Toscani e Moreira Cabral. Vale ressaltar que os CMEB’s João Alves e Francisco Antônio Marcucci foram premiados duas vezes em anos diferentes.

Com o avanço das escolas municipais, Barra do Garças já apoiou instituições de outros municípios, como Santa Terezinha, Bom Jesus do Araguaia, Espigão do Leste e Nova Xavantina, em ações de troca de experiências e formação pedagógica. Esse intercâmbio é definido pela rede estadual e busca disseminar boas práticas que contribuam para elevar o padrão da educação em todo o Estado.