Barra do Garças: pacientes são encaminhados para realização de exames complementares em Cuiabá

Os encaminhamentos têm o objetivo de avaliar lesões identificadas durante a passagem do Ônibus do Hospital do Câncer no município

Publicado em 15/01/2026


Autor: Secom-BG


Data: 15 de Janeiro de 2026

Autor: Secom-BG


A prefeitura de Barra do Garças encaminhou pacientes, nesta quinta-feira (15), para a realização de biópsias de próstata, em Cuiabá. O deslocamento dos pacientes dá continuidade aos diagnósticos realizados durante a passagem do Ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso, em Barra do Garças, em novembro do ano passado.

O município encaminhou 14 casos que apresentaram alteração nos exames de PSA para a realização da biópsia da próstata, no Hospital do Câncer, em Cuiabá. Essa é a terceira etapa de encaminhamentos, voltada especificamente para as alterações identificadas em homens que fizeram o exame de rastreio de câncer de próstata, na passagem do Ônibus em Barra do Garças.

Na primeira etapa, foram encaminhadas 6 mulheres com alterações na mamografia, exame de rastreio para o câncer de mama. Na segunda etapa, os 12 pacientes encaminhados foram fazer exames complementares para o diagnóstico de lesões na pele.

A próxima fase de encaminhamentos dará sequência aos diagnósticos de lesões buxomaxilares. 

Para a secretária Municipal de Saúde, Sallete Lauermann, o trabalho conjunto com o Hospital do Câncer do estado garante uma investigação precisa dos casos e o diagnóstico precoce.

“Fizemos as avaliações iniciais com o apoio do Ônibus do Hospital do Câncer e agora, em pouco tempo desse primeiro contato, estamos dando sequência aos diagnósticos dos pacientes que apresentaram alterações em seus exames. Essa celeridade nos procedimentos é fundamental para garantir a recuperação dos pacientes”, destacou.