Avaliações do SAEB são aplicadas na próxima semana, em Barra do Garças
A prova avalia a qualidade e equidade da educação do Brasil e serve de base para a elaboração de políticas públicas de aprendizadoAutor: Secom-BG
Data: 16 de Outubro de 2025
Autor: Secom-BG
O Inep vai aplicar em todo o Brasil, entre os dias 20 e 31 de outubro, as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Estudantes do ensino fundamental e médio realizam as provas que contribuem com o monitoramento da educação e com o desenvolvimento de políticas públicas para garantir equidade no ensino brasileiro.
Em Barra do Garças, realizam as provas os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Apenas na rede pública municipal, que compreende o ensino fundamental, estima-se que 1.200 crianças farão as avaliações.
As provas ocorrem a cada dois anos, obrigatoriamente em todas as unidades escolares de ensino público, que oferecem ensino fundamental e ensino médio, e de forma amostral ou voluntária nas escolas particulares.
Os resultados do SAEB servem de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com esses dados, o Governo Federal mede a qualidade e equidade da educação no Brasil e identifica possíveis desigualdades na oferta de ensino. Além disso, os resultados subsidiam a formulação de políticas públicas de educação.
Em 2023, os resultados do SAEB mostraram avanços promissores na educação de Barra do Garças. Quando observados os anos iniciais do ensino fundamental, a média do IDEB do município foi 6,3, superando a média estadual e nacional, que foram respectivamente 5,8 e 6.
Quando observados os anos finais do ensino fundamental, o município atingiu média 5, superando o estado (4,8) e alcançando a média nacional (5).
A avaliação é de que Barra do Garças avançou quase 6 anos educacionais na escala SAEB para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para os anos finais, o avanço foi de 2 anos educacionais.
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pede aos pais que garantam a presença dos alunos no período de aplicação das avaliações do SAEB. O monitoramento do ensino é fundamental para que ele continue evoluindo no município.