“Chovia dentro do hospital”: enfermeiras relatam melhora no atendimento com reforma na unidade

Prefeitura de Barra do Garças já se movimenta para adquirir novos equipamentos e mobília ao hospital

Publicado em 16/04/2024

Autor: Secom-BG

Data: 16 de Abril de 2024

Autor: Secom-BG

A reforma e ampliação no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck segue a todo vapor, com melhorias estruturais que devem adequar a unidade às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na prestação de assistência à saúde. As obras são inéditas na unidade e somam um investimento de R$ 5,3 milhões.

“A Anvisa recomenda condições adequadas para que a gente possa cuidar de alguém. Precisa ser um local saudável para que a gente possa oferecer saúde”, afirma a enfermeira da unidade, Carla Roberta. Segundo ela, com a reforma inédita na unidade, o atendimento aos pacientes será uma experiência mais segura e eficiente.

Iniciada em julho de 2023, essa é a primeira ampliação que o hospital recebe desde a sua inauguração no bairro Jardim Mariano. O serviço inclui toda uma readequação da unidade, com ampliação de salas, criação de novos espaços, reforma das instalações hidráulicas e elétricas, troca de telhado, portas, janelas, pisos e pintura.

Essas mudanças farão com que o hospital atenda de forma ainda mais efetiva a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), um conjunto de normas de regulamentação técnica propostas pela  Anvisa.

“No passado, chovia dentro da unidade. Agora estamos no caminho de um hospital que funcione como se deve, respeitando todas as RDC’s que temos que seguir”, destacou a enfermeira Solange Melo. Segundo ela, é quem trabalha no local que entende a necessidade de uma estrutura física adequada para que o serviço de saúde seja de qualidade.

Com as mudanças na estrutura, a Prefeitura de Barra do Garças também já se movimenta para a aquisição de mobília e equipamentos hospitalares novos.

No final de março, a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, aceitou o convite para ser madrinha do projeto “Cara Nova Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck”. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo captar recursos na ordem de quase R$ 2 milhões para a compra dos materiais necessários.

O hospital municipal atende Barra do Garças e mais 9 municípios que compõem a região de saúde Garças-Araguaia. Além dessa demanda, outros municípios do leste de Mato Grosso também contam com a estrutura para ter acesso a atendimento de alta e média complexidade hospitalar. Estima-se que a unidade receba pacientes de cerca de 20 municípios.