Visita em Poços de Caldas inspira potencial turístico de Barra do Garças e aponta viabilidade de teleférico

Com diversas características em comum com Barra do Garças, a cidade mineira é exemplo de exploração do turismo urbano e ecológico

Publicado em 17/05/2024


Autor: Secom-BG


Data: 17 de Maio de 2024

Autor: Secom-BG


Uma comitiva de Barra do Garças visitou, no começo desta semana, a cidade turística de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. O objetivo foi visualizar os atrativos da cidade mineira, conhecer o modelo de gestão utilizado e investigar o que pode ser aplicado em Barra do Garças, incluindo a viabilidade da instalação de um teleférico que ligue o centro da cidade ao Mirante do Cristo, no Parque Estadual da Serra Azul.

Na segunda-feira (13), a comitiva da Prefeitura de Barra do Garças, vereadores e empresários locais, passaram o dia realizando visitas técnicas aos pontos turísticos de Poços de Caldas. O grupo foi acompanhado por representantes da empresa Citur, concessionária dos principais atrativos da cidade.

Localizada no sul mineiro, na fronteira com o estado de São Paulo, Poços de Caldas reúne turismo ecológico, esportivo, urbano e de saúde, com atividades que vão desde passeio de teleférico a banho em águas termais sulfurosas.

O Parque do Cristo, localizado na Serra de São Domingos, é o principal atrativo. O local proporciona mirantes com vistas para a cidade e para as cadeias de montanhas que formam o relevo da região. O parque ainda é equipado com praça de alimentação, palco para atrações musicais e choperia. 

No alto da serra, o visitante ainda tem as opções de prática de arvorismo, tirolesa, passeio de trilha, quadriciclo e voo livre.

Um dos acessos ao parque é por meio do teleférico, que conecta o centro da cidade ao topo da serra. Muito buscada pelos turistas, a subida proporciona um passeio sobre a arquitetura do município e sobre o conjunto de relevos e vegetação da Serra de São Domingos.

A comitiva também conheceu a cachoeira Véu das Noivas, a Fonte dos Amores e o Zoo das Aves, um zoológico com mais de 200 espécies de aves, entre pássaros exóticos e nativos dos biomas brasileiros.

Após a visita técnica, houve uma reunião com a Citur. A empresa conheceu Barra do Garças, por meio da apresentação elaborada pelo artista plástico e jornalista Genito Santos, que destacou os potenciais turísticos da região. A prefeitura ainda apresentou um projeto de instalação do teleférico, idealizado pelo empresário Creudson Pereira de Ávila, conhecido como Gordintur.

Segundo o prefeito Dr. Adilson, Barra do Garças está pronta para investir massivamente no turismo e precisa de parceiros do setor privado para tornar viáveis grandes projetos de exploração dos atrativos da região.

“Por que devemos investir no turismo? Porque já temos a matéria-prima”, afirmou. Ele citou as dezenas de cachoeiras em Barra do Garças, muitas com acesso pelo centro da cidade, o Mirante do Cristo, as trilhas do Parque Estadual Serra Azul, além do Parque Municipal das Águas Quentes e praias.

“Nós temos três ciclos de crescimento importantes no município e, com essa visita, eu tenho certeza que a gente pode conseguir o quarto ciclo que é o investimento no turismo.” 

A comitiva de Barra do Garças foi composta também pelo secretário Municipal de Turismo Helder Soares Barbosa, pelos vereadores Pedro Filho, Jairo Gehm, Dr. Neto e Secreta Bike, pelo deputado estadual Dr. Eugênio e empresários do setor comercial e hoteleiro do município.

A partir do encontro com a Citur, ficou pré-agendada uma visita da empresa a Barra do Garças.