Secretaria Municipal de Educação divulga ações realizadas nos primeiros 6 meses de gestão

A Secretaria Municipal de Educação distribuiu 12.293 kits de complementação a merenda escolar, criou a equipe de Formação e o departamento de comunicação

Data: 28 de Julho de 2021
Autor: Ascom Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, desempenhou diversas atividades que beneficiaram a Rede Municipal de Ensino nesse primeiro semestre de 2021. 

Buscando uma gestão humanizada, a equipe da Secretaria aproximou os profissionais da atual administração para um diálogo amplo e participativo das plataformas executadas pelo núcleo administrativo. 

O destaque da Secretaria tem sido as Jornadas Formativas. A Secretaria compôs a equipe de Formação com o intuito de levar aos profissionais da educação experiência de educadores de todo o país. Só no primeiro semestre a Secretaria realizou cinco jornadas, por meio da equipe da Formação Continuada que têm contado com a participação de professores de toda a região. 

Confira as Jornadas:
I Jornada Formativa - Educação Humanista e DRCBG-MT; II Jornada Formativa- Metodologias alternativas para o ensino não presencial; III Jornada Formativa– Saúde, competências socioemocionais do educador e práticas educativas; IV Jornada Formativa– Educação, Linguagem e Diversidade; e a V Jornada Formativa: Currículo, Ensino e Diversidade em tempos de pandemia.

Destaque também para a criação do departamento de comunicação, uma forma de aproximar e demostrar a toda a sociedade barra-garcense as ações da Secretaria no município. 

A Secretaria foi uma das responsáveis pelo incentivo a vacinação dos povos indígenas da região. Reunião com lideranças indígenas, Professores indígenas, Ministério Público Federal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Xavante), Fundação Nacional do Índio (Funai), Conselho Distrital de Saúde Indígena-Xavante, abriu a discussão sobre retorno das aulas presenciais nas Escolas Indígenas do Município. 

A elaboração do documento orientador para realização de aulas e atividades não presenciais durante o período de suspensão das aulas, foi importante para nortear o trabalho dos profissionais. A equipe visitou os Centros Municipais de Educação Básica Indígena com o objetivo verificar a situação da estrutura física e equipamentos desses Centros e suas extensões.

A gestão atribuiu profissionais contratados para aulas livres e em substituição de professores que estão em licenças médicas e prêmio no ano de 2021. Elaboração de notas técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças a partir dos decretos estaduais e municipais. 

A educação especial contou com diversas frentes de trabalho como palestra orientativa sobre a Educação Especial nas CMEIs e CMEBs. Os profissionais de Educação foram capacitados para os protocolos de biossegurança para retorno dos atendimentos presenciais no CAEE, e também quando para o possível retorno presencial ser nas Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas com Professoras do atendimento educacional especializado.

A organização da equipe de trabalho do Centro de Atendimento Educacional Especializado foi pensada para que as profissionais pudessem atender a comunidade presencialmente mesmo com a pandemia da Covid-19. 

O Regimento Interno da Secretaria passou por uma análise e mudanças estruturais que precisavam ser modificadas para melhorar os trabalhos na pasta, sendo criado o organograma e fluxograma da secretaria. 
Foi organizada, orientações e estratégias educacionais de comunicação com a vigilância sanitária e equipe de multiprofissionais para construção de protocolos de biossegurança devido à COVID-19.

A Secretaria analisou a coleção de livros didáticos para crianças de 4 e 5 anos (Pré I e II), da editora FTD. Organizou a entrega dos livros da FTD para as escolas que atendem Pré I e II. Abriu consultoria da FTD com os gestores da Rede Municipal. Além disso, articulou a implantação e implementação do material didático para o Pré I e II. Organizou a entrega dos livros da FTD, material didático para o Pré I e II. E orientação aos coordenadores sobre a distribuição dos materiais, acompanhamento da entrega do material didático para o Pré I e II e implantação da plataforma Iônica e Plataforma de consultoria online.

Foi feita atribuição de aulas para professores contratados de acordo com a necessidade e elaboração de instrumentos para acompanhamento da ação pedagógica nas escolas do Ensino Fundamental.
Orientação, acompanhamento, planejamento e assessoramento na prática pedagógica do professor no Ensino Fundamental Anos Inicias, foi realizada in loco. 

A Secretaria elaborou o projeto pioneiro “Tutora-Mãe”, que busca criar uma tutoria corresponde a uma maneira de partir das fragilidades e potencializar os “filhos caçulas”, os ingressantes no processo, abertos para aprenderem sobre a prática docente, contribuindo para o desenvolvimento profissional de todos os professores, em especial os ingressantes nas escolas municipais de Barra do Garças. 
É importante ressaltar que esse projeto está sendo solicitado por outros municípios da região que querem elaborar as ações do projeto em seus respectivos municípios. 

A atual gestão implantou os projetos “Laços Especiais e “Abril Azul”. “Laços Especiais” é um grupo de estudos do Centro de Atendimento Educacional Especializado à Criança. Já o “Abril Azul” é o projeto de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo com dois encontros por meio do YouTube em transmissão online ao vivo, com profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado À Criança “Professora Doralice Rosa De Oliveira Escolástico” - CAEE e do Atendimento Educacional Especializado das Salas de Recursos Multifuncionais. 

A Secretaria Municipal de Educação distribuiu 12.293 kits de complementação a merenda escolar. A ação busca suprir as refeições feitas nas unidades escolares que estão com as atividades suspensas devido a covid-19.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Sivirino, ressaltou o empenho de toda a equipe da Secretaria de Educação e afirmou que no próximo semestre a Rede Municipal de Ensino passará por mais melhorias. “Foi um semestre muito produtivo, apesar da pandemia. Fizemos muito para melhorar a educação do nosso município no que estava ao nosso alcance. Educação nunca vai ser um gasto para Barra do Garças e sim um investimento nessa geração e nas futuras”.   

A equipe de formação continuada já está na fase de escrita do edital de atribuição de aulas para 2022 e seletivo para diretores e coordenadores pedagógicos.

Na próxima terça-feira (3), inicia a VI Jornada Formativa da Secretaria de Educação de Barra do Garças, com o tema “Inclusão, Educação e Sociedade”. As inscrições estão abertas e seguem até o dia do evento pelo link https://www.even3.com.br/vijornadaformativasmebg/ Participe!

Endereço: Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000
Telefone: (66) 3402-2000
Horário de Atendimento: 12:00 ás 17:00