Prefeitura de Barra do Garças firma parceria inédita com médicos da USP, que farão mais de 150 cirurgias eletivas no município

A cidade é a primeira de Mato Grosso a receber o projeto Expedição Cirúrgica, que trará mais de 80 profissionais da Saúde entre cirurgiões, anestesistas e enfermeiros

Publicado em 30/01/2023


Autor: SECOM-BG


Data: 30 de Janeiro de 2023

Autor: SECOM-BG


Na última sexta-feira (27), o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, e o secretário de Saúde do município, Adilson Tavares, firmaram uma parceria com os representantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para realização de cerca de 150 cirurgias eletivas no município. O projeto, trará cerca de 80 profissionais da Saúde para o município, entre cirurgiões, anestesistas e enfermeiros.

A Expedição Cirúrgica é um projeto de extensão do curso de Medicina da Universidade de São Paulo que promove, em todo o  Brasil, um mutirão para suprir as demandas de consultas, exames e cirurgias pouco invasivas. Barra do Garças será o primeiro município de Mato Grosso a receber o projeto, fruto do empenho da administração municipal, que tem buscado parcerias e recursos para viabilizá-las.

O projeto promove a interação entre os profissionais locais e a equipe de profissionais da USP, que é uma das instituições mais conceituadas da América Latina. Com médicos de diferentes especialidades, o projeto também oferece insumos e aparelhos que viabilizam os atendimentos nas cidades participantes, através de financiamento de empresas nacionais e internacionais.

De acordo com o prefeito, Dr. Adilson, essa parceria significa a economia de aproximadamente 2 milhões aos cofres do município. “Com certeza os maiores beneficiados serão as pessoas que estão nas filas de espera por uma cirurgia eletiva”, destacou. O início das ações do projeto está previsto para o mês de abril, com a triagem dos pacientes, e os atendimentos para exames e cirurgias devem acontecer em julho.

Em Bariri-SP, último município a participar do projeto, a fila de espera para exames de ultrassonografia foi zerada com cerca de 600 exames realizados em menos de 10 dias. 

A equipe da USP - acompanhada do secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares - realizou uma visita técnica às instalações do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck para avaliar a estrutura da unidade e as demandas necessárias para implantação do programa. O Hospital recebeu o parecer positivo para o projeto.