Em Barra do Garças, gestores do programa “Produzir, Conservar e Incluir” debatem metas para 2024

O programa visa criar metas que promovam o desenvolvimento social e econômico visando o uso sustentável da terra

Publicado em 16/11/2023

Atualizado em 16/11/2023


Autor: Secom-BG


Data: 16 de Novembro de 2023

Autor: Secom-BG


Na última segunda-feira (13), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, iniciou a oficina de avaliação e planejamento do programa Produzir, Conservar e Incluir de Barra do Garças (PCI-BG) juntamente com todo o comitê gestor do programa.

Este é um programa Municipal (Lei n° 4156) criado através da estratégia Estadual Produzir, Conservar e Incluir, fundada durante a Conferência do Clima de Paris em 2015. 

O presidente do programa e secretário de Indústria e Comércio, José Bispo, destacou a atuação no município: “Nós estamos traçando estratégias para aumentar a produção agropecuária em nosso município. Queremos reavaliar as metas criadas e construir novos desafios para os próximos anos”, disse. 

Segundo o coordenador do eixo Conservar do PCI-BG, Clodoaldo Queiroz, o momento de reavaliação é estratégico para que o programa possa avançar em 2024. "Neste momento de planejamento, é fundamental revisar as metas do ponto de vista de possibilidade de alcance e redefinir as estratégias de trabalho visando o foco na realização dos objetivos", avaliou.

O programa também garante que seja realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), em parceria com a iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), para produtores e agricultores familiares que visam ser atendidos gratuitamente com o serviço de planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento, regularização ambiental entre outros serviços. 

“Através do PCI-BG, fornecemos esse serviço especializado e já atendemos cerca de 70 produtores da região. Este foi um grande avanço para a agricultura familiar", contou o técnico responsável pelo cadastramento, Guilherme Jerônimo. O atendimento é realizado na Secretaria de Indústria e Comércio, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h. 

O comitê gestor do PCI-BG seguirá com os debates sobre as questões ambientais até sexta-feira (17). Em dezembro, os membros se reunirão novamente para a Assembleia Geral, onde será realizada a eleição do Comitê Gestor para os anos de 2024 a 2026 e a validação dos ajustes realizados durante as oficinas.