Barra do Garças é destaque em 1ª Mostra da Política Nacional de Saúde Bucal
Município teve o maior número de projetos aprovados, entre as não capitais. Dois deles contaram com a parceria da Prefeitura de Barra do GarçasAutor: Secom-BG
Data: 28 de Novembro de 2024
Autor: Secom-BG
Barra do Garças teve cinco trabalhos apresentados na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), realizada em Brasília (DF), nos dias 21 e 22 de novembro. As ações foram selecionadas, entre projetos de todo o Brasil, como experiências de grande relevância para a promoção do acesso universal à saúde odontológica.
O evento promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reuniu instituições, profissionais da saúde e gestores para discutir os avanços na promoção de saúde bucal e o compartilhamento de experiências inovadoras, de impacto na qualidade de vida da população.
Barra do Garças foi a cidade de interior que mais teve representatividade na mostra, levando cinco trabalhos desenvolvidos no município.
Três iniciativas foram apresentadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante, na comunidade da Terra Indígena São Marcos. O trabalho “A importância do auxiliar de saúde bucal nos territórios indígenas” recebeu menção honrosa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
Dois trabalhos foram desenvolvidos pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças. Um deles trata-se do “Tratamento de milíase em ambiente hospitalar”, que aborda a odontologia hospitalar, destacando o papel estratégico do cirurgião-dentista na equipe multidiciplinar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A outra iniciativa é o “Endo que Salva”, um projeto de extensão do Univar para a promoção de tratamento de canal, in loco, na Terra Indígena São Marcos, com o objetivo de reduzir os índices de perda dentária entre os Xavantes.
Os trabalhos do Univar foram representados pela professora do curso de Odontologia Twiggy Mitsue Daltro Hayashida e pelo acadêmico Willian Ribeiro Valadares.
Segundo a professora Twigg, Barra agora é referência em saúde bucal para todo o Brasil. “Nosso município teve a maior delegação, entre as cidades que não são capitais, com cinco trabalhos de temáticas diferentes, apoiadas pela política de saúde bucal e que contemplam a população. Agora, as pessoas estão nos buscando como referência para alcançar os resultados que alcançamos”, explicou.
A delegação de Barra do Garças ainda foi composta por Wallisom Glenny Xavier Oliveira, responsável técnico do DSEI Xavante, Igor Amorim Silva, cirurgião-dentista do DSEI xavante, Eneias da Silva, cirurgião-dentista do DSEI Xavante, e Fortunato Tsirowe Xavante, auxiliar de saude bucal indigena.