“A melhor coisa que tem é poder sorrir”, diz paciente do Programa Brasil Sorridente em Barra do Garças

Em um ano de atividades no município, o Programa já atendeu mais de 400 pessoas e produziu mais de 700 próteses dentárias

Data: 24 de Novembro de 2022
Autor: Thaynara Fernandes/ Secom-BG

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa do Programa Brasil Sorridente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Barra II. Esta etapa do Programa atendeu 157 pessoas que já estavam na lista de espera e também entregou 18 próteses fabricadas na etapa que aconteceu em junho.

Há um ano no município, o Programa já contemplou 421 pessoas, e produziu 747 próteses dentárias. “O número de próteses é superior ao de pessoas, porque tem pacientes que precisam de duas próteses, superior e inferior”, explica o secretário de Saúde, Adilson Tavares.

O Brasil Sorridente faz parte do Plano Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e tem o objetivo de ofertar serviços odontológicos de forma gratuita e ações de educação e promoção de saúde bucal. 

“É um serviço totalmente gratuito que melhora a qualidade de vida de pessoas que não têm condições de fazer as próteses em clínica particular”, disse o coordenador de Saúde Bucal e dentista, Leandro Melo.

A moradora do bairro Ouro Fino, Benedita Martins Menezes, é uma das contempladas pelo Programa e disse estar feliz com o novo sorriso. “Com dente a gente é outra pessoa e a melhor coisa que tem é ter os dentes bons na boca, e poder sorrir e se sentir melhor”, contou.

O Programa é dividido em três fases: avaliação odontológica, moldagem das próteses e, por último, ajuste e entrega da prótese. Os interessados em participar do Programa devem procurar a UBS mais próxima de sua residência e passar por uma avaliação odontológica. Caso o dentista identifique a necessidade da prótese, o paciente entrará para a lista de espera para o ano de 2023.

Endereço: Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000
Telefone: (66) 3402-2000
Horário de Atendimento: 12:00 ás 17:00