Saúde > Assistência Farmacêutica

Medicamentos do SUS

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais do município de Barra do Garças - MT (REMUME SMS-BG) trata-se de um compêndio de medicamentos e insumos, elaborado com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME 2018).

COMPONENTE BÁSICO

Inclui medicamentos e insumos relacionados aos agravos mais frequentes na população, cujo tratamento ocorre no âmbito da Atenção Básica à Saúde (hipertensão arterial sistêmica, diabetes, infecções sistêmicas, osteoporose, depressão, parasitoses, entre outras).

Os medicamentos e insumos do componente básico da assistência farmacêutica são custeados pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios. No estado de Mato Grosso a programação, aquisição, distribuição e dispensação são atribuições dos municípios.

ONDE ENCONTRAR?

Nas unidades de Farmácia Básica do Município – Rua Carajás, nº 667, Centro e Rua Primavera, s/nº, Policlínica São José.

REMUME SMS-BG

COMPONENTE ESTRATÉGICO

Abrange o controle de endemias focais, tais como: malária, leishmaniose, Chagas e outras doenças endêmicas de abrangência nacional ou regional; controle da tuberculose; hanseníase; DST/AIDS; sangue e hemoderivados; alimentação e nutrição; controle do tabagismo; doença enxerto x hospedeiro, dentre outras.

O Ministério da Saúde é o responsável pelo financiamento, aquisição e distribuição aos Estados e Distrito Federal dos medicamentos, vacinas e outros insumos do componente estratégico.

ONDE ENCONTRAR?

Na unidade de Farmácia dos Componentes Estratégico e Especializado localizada no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES) – Rua Presidente Vargas, nº 55, Centro.

RESME MT 2019 (p.17 a p.26)

COMPONENTE ESPECIALIZADO

Engloba medicamentos destinados a tratar doenças de alta prevalência, patologias específicas, casos de intolerância ou refratariedade aos tratamentos de primeira linha ou ainda casos de evolução para quadro clínico grave.

É norteado por Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) que indicam a melhor abordagem terapêutica para cada situação clínica (doença / agravo). Vale ressaltar que o município atua apenas como mediador do acesso a esses medicamentos, uma vez que o financiamento e / ou aquisição são de responsabilidade do Ministério da Saúde e / ou da Secretaria Estadual de Saúde.

ONDE ENCONTRAR?

Na unidade de Farmácia dos Componentes Estratégico e Especializado localizada no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES) – Rua Presidente Vargas, nº 55, Centro.

RESME MT 2019 (p.27 a p.54)

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz