29/03/2019 14:32:0099 exibições

Conferência de Saúde discute propostas para melhorar o atendimento no SUS

A saúde pública é o centro das discussões da 7ª Conferência Municipal de Saúde, que está acontecendo no auditório do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar). O evento foi aberto na noite dessa quinta-feira (28) e prossegue nesta sexta (29), com a realização de palestras e debates.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Neto, o objetivo da Conferência é discutir e reunir sugestões da sociedade para a construção de 12 propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, que acontece no dia 9 de abril, em Cuiabá. Neste ano, o tema é “Democracia e Saúde”.

“Durante o evento estaremos discutindo e ouvindo a população, e colhendo subsídios que possam colaborar para a melhoria do Sistema Único de Saúde, o SUS. Essas propostas são discutidas nos municípios, avaliadas na Conferência Estadual e levadas a Conferência Nacional para serem transformadas em lei pela Câmara dos Deputados e pelo Senado”, informou.

Nesta sexta-feira, o evento será reaberto às 13 horas, no auditório do Univar, e se estende até às 17. Uma pequena pausa e retorna às 19, prosseguindo até às 22h30. Uma série de palestras será realizada neste período para discutir as linhas gerais para a elaboração final das propostas que serão apresentadas em Cuiabá.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito Weliton Marcos, representando o prefeito Roberto Farias, o deputado estadual Max Russi, a secretária Municipal de Saúde, Clênia Monteiro, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Rodrigues de Souza (Dr. Joãozinho), a diretora do Escritório Regional de Saúde, Mirian Lacerda e representantes do Conselho Municipal de Saúde.