01/11/2017 15:04:00228 exibições

Prefeitura confirma inauguração da UPA de Barra do Garças para o dia 15 de dezembro

O Prefeito Roberto Farias recebeu no final da tarde de terça-feira (31/10) em seu gabinete representantes da empresa Facilita gestão pública Brasil que faz a intermediação com o ministério da saúde, na visita foi confirmada para o dia 15 de Dezembro a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento),

A UPA é mais um salto para desenvolvimento barragarcense e fará o pronto atendimento desafogando o Pronto Socorro e atendendo a população de vários bairros. Hoje muitas pessoas precisam se deslocar de uma grande distância para receber o atendimento. Essa é uma luta muito grande da Secretaria Municipal de Saúde e demais setores da prefeitura, os vereadores que auxiliaram na busca de recursos, e das parcerias com estado e União através da participação de parlamentares, uma luta que valerá a pena com um melhor atendimento para toda a população”.

A UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e resolverá grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso vai ajudar a diminuir as filas no pronto socorro. A Unidade de Pronto Atendimento oferecerá uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, 97% dos casos serão solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Acompanharam o prefeito na visita dos representantes da ‘Facilita’ o Secretário de Planejamento Urbano Agvaílton Alves e a Secretária Municipal de Saúde Daniela Côrtes Schulze, que explicou os próximos objetivos da pasta, “Após a inauguração da UPA buscaremos a ampliação do atendimento das Unidades Básicas de Saúde do bairro Santo Antônio, as duas que estão atendendo e a que está em construção”, frisou.

A UPA de Barra do Garças está sendo concluída na região da rotatória do Café Viola, próximo ao IFMT (Antiga escola agrícola) e iniciará o funcionamento no dia 15 de Dezembro a partir das 18 horas.