10/07/2017 13:48:00110 exibições

Águas de Barra do Garças inaugura ampliação da ETA e ETE, capacidade de abastecimento passa a ser de 270 L/s

O Prefeito Roberto Farias participou na manhã desta segunda-feira (10/07) na inauguração da Ampliação da estação de Tratamento de Água e reforma da estação de Tratamento de Esgoto de Barra do Garças.

Com as melhorias que teve ainda a modernização do laboratório, a Nascentes do Xingu (Águas de Barra do Garças) para a ter a capacidade de abastecimento de 270 litros de água por segundo.

“É um índice muito bom, com capacidade para atender a população de forma eficiente e com qualidade, são 70 litros a mais por segundo atendendo a demanda atual”, frisou o gerente Regional Robson Cunha, que destacou ainda a importância do investimento, “Foram mais de R$ 3 milhões e é um ganho para todos, estudos comprovam que a cada R$ 1 real investido em água tratada são R$ 4 reais a menos gasto na saúde, a melhoria no sistema de geração de cloro também evita o transporte de cloro garantindo mais segurança ambiental e eficácia no abastecimento”, concluiu Robson.

O município é uma referência em cobertura de saneamento básico, Barra do Garças está entre as três melhores cidades com saneamento no Estado com 75% de cobertura, a meta é chegar a 2020 sendo um modelo para o País de desenvolvimento com sustentabilidade e crescer com responsabilidade deixando um legado para as gerações futuras. Como cidade turística depende de um meio ambiente preservado, cachoeiras, Rios Garças e Araguaia, além da questão de saúde, saneamento básico é saúde.

Durante as solenidade foi lembrado situação antes dos investimentos da empresa águas de Barra do Garças, que em 2012 ainda havia pessoas correndo atrás de caminhões pipas com baldes de água em desespero, os bairros mais afastados conviviam constantemente com a falta de água, hoje a realidade é outra.

Participaram também da inauguração o Gestor Regional Fernando Lima, vice-prefeito Weliton marcos, vereadores Murilo Valóes e Garrincha, secretários municipais Agvaílton Alves (Planejamento urbano), Fabiano Dal Agnol (Desenvolvimento Rural, Indústria e Comércio), Elvira Leite (Cultura) e Vander Lima (Comunicação), além de representantes de conselhos e população em geral.