18/04/2017 13:42:00133 exibições

Site Viagem em Pauta destacam Barra do Garças e a Serra do Roncador

Vida intraterrestre, portal para outras dimensões, sítios arqueológicos, cachoeiras e até um suposto corredor para Machu Picchu.

Se algum desses temas te interessem, a sua próxima parada é na Serra do Roncador, no Mato Grosso.

Mas não são só viajantes dos paranauê, místicos e aventureiros voltaram a atenção para essa misteriosa sequência montanhosa de 800 km que segue até a Serra do Cachimbo, no Pará.

Cachoeira São Francisco, na Serra do Roncador, no Mato Grosso (foto: Eduardo Vessoni)

Com estreia nos cinemas brasileiros prevista para o próximo dia 20 abril, o filme ‘Z: A Cidade Perdida’ (The Lost City of Z, em inglês) relembra a misteriosa história de Percy Fawcett que, em 1925, desapareceu na região, em busca de um portal para a cobiçada Cidade Z.

Conhecido também como Cidade Abandonada, o local ficaria na Serra do Roncador, a mais de 500 km de Cuiabá, e seria uma passagem secreta para uma civilização perdida.

Obstinado pela localização daquele portal, o britânico Fawcett, acompanhado de seu filho Jack e do amigo Raleigh Rimell, dava início à busca da Cidade Z, desaparecendo, sem deixar pistas. No entanto, estudiosos da história acreditam que o coronel procurava mesmo pedras preciosas e um título que lhe desse fama mundial.

São tantas histórias que Fawcett é considerado o verdadeiro Indiana Jones e foi a inspiração para a criação desse personagem dos filmes de Steven Spielberg.

Outra teoria difundida na região é que o Roncador teria uma passagem secreta que liga aquelas terras amazônicas com a peruana Machu Pichu.

“O Roncador é mais conhecido por seu lado místico e misterioso do que por suas belezas naturais”, descreve Ralph Reis, guia que atua nesse destino, cujo tímido turismo de aventura vem tentando ganhar espaço, em meios a vizinhos mato-grossenses de peso como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.

A Serra do Roncador parece mesmo sem limites na hora de imaginar histórias de outro mundo.

O destino já foi chamado também de Portal para Atlântida; e Ado Luckner, fundador do Monastério Teúrgico do Roncador, defendia a ideia de uma cidade intraterrena que abrigaria seres evoluídos, baseado na teoria da Terra Oca, do astrônomo Edmund Halley.