Terça-feira, 02 de setembro de 2014 -

15/08/2013 15:40:00288 exibições

Nação Xavante se prepara para evento nacional que discutirá saúde indígena.

SERGIO REIS

No mês de novembro acontecerá em Brasília a “5º Conferência Nacional de Saúde Indígena: subsistema de atenção à saúde indígena e SUS, direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada”. O evento irá analisar e discutir propostas de melhoria à saúde indígena de todo os povos indígenas brasileiros. Essas propostas serão levadas pelos próprios indígenas de várias regiões do país.
Se preparando para isso, a nação xavante, no território Dsei-Xavante, organizou uma Etapa Distrital da conferência que acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Barra do Garças. Esse encontro irá discutir as propostas que já foram formuladas pelos indígenas de nove terras xavantes e que agora serão escolhidas e ou melhoradas para serem levadas à Brasília. Além disso, a Etapa Distrital irá eleger 164 delegados, todos xavantes, que irão levar essas propostas à capital nacional.
Participam do evento local, além das nove terras indígenas representadas pelos seus caciques, a FUNAI, prefeitos, vereadores e secretários de cidades por onde a nação Xavante se estende, o Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante DSEI-XAVANTE Eng. Sanitarista Luís Soares, o presidente do CONDISI-XAVANTE Sr. Agnelo Temrité Wadzatsé e sociedade organizada.
A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas integra a Política Nacional de Saúde. Ela prevê, dentre outras coisas, o direito das populações a um atendimento diferenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde agosto de 1999, o Ministério da Saúde, por intermédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), assumiu a responsabilidade de estruturar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e fez isso criando 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEI, que abrange todos os povos indígenas brasileiros e a nação Xavante faz parte do “DSEI 33 Xavante-MT”, que ocupa toda região do vale do Araguaia.